terça-feira, agosto 29, 2023

O 41º aniversário do Atrium comemorado em Caneças, com um aperitivo no Palacete da quinta Nova da Assunção

As comemorações começaram no Largo da Igreja, em Belas, mais precisamente nos jardins do Palacete da Quinta Nova da Assunção, onde realizámos um animado pedipaper que pôs à prova a argúcia, o poder de observação e a cultura geral das/os atriunistas que se esforçaram denodadamente para obterem os melhores resultados.

O percurso do pedipaper permitiu que apreciássemos os magníficos jardins do palacete, nos quais existem pequenos pavilhões, tanques e lagos com destaque para um riquíssimo conjunto de azulejos de grande variedade de cores, da autoria de Luís Ferreira, também conhecido por “Ferreira das Tabuletas”, um pintor de azulejos do século XIX, formado na Fábrica do Rato, autor dos painéis da Cervejaria Trindade e da fachada de um edifício no largo Rafael Bordalo Pinheiro.

Do edifício do palácio, que tivemos a oportunidade de uma breve visita, recordemos que ele foi mandado construir por José Silva Rego (1810 -1864), herdeiro de seu tio, Gregório da Silva Rego, armador e comerciante com ligações ao Brasil.

Inaugurado em 1863, possui um estilo neoclássico tardio, marcado por uma composição arquitetónica muito contida, e constitui um belíssimo exemplar da arquitetura oitocentista com influências exóticas.

Arrumado o pedipaper, com mais ou menos perguntas certas, rumámos até Caneças, onde se iria desenrolar, em casa da Teresa, a segunda parte das brilhantes comemorações.

À chegada aguardava-nos um excelente repasto, em que o fiel amigo era o principal personagem, para além de diversas e apetitosas entradas e de generosas bebidas. Saliente-se, pela oportunidade e pelo bom gosto, a decoração da sala com as capas de diversas publicações do Atrium, boletins informativos e textos de apoio às actividades, uma iniciativa do Albano.

Já mais recuperados do desgaste da manhã, foi o momento para a apresentação de três contributos que vieram enriquecer ainda mais o convívio. O Zé Carlos apresentou um passatempo que desafiava a memória das/os atriunistas para a identificação de um conjunto de fotografias de actividades realizadas no passado. O Albano recorreu à leitura de texto humorístico, escrito há algum tempo atrás, no qual se fazia a previsão sobre a vida futura dos elementos do Atrium, escusado será de dizer que o acerto da futurologia foi total. A Teresa recordou-nos o tempo difícil que vivemos, mas que não nos tirou a capacidade de rir, através das imagens do zoom de um Carnaval da Pandemia.

Como não podia deixar de ser, o ponto final das comemorações foi à volta de um espetacular bolo de aniversário superiormente decorado com as nossas fotogénicas carantonhas… que foram rapidamente esquartejadas e deglutidas.

Fiquemos com as imagens dos diversos momentos desta comemoração, para mais tarde recordar.

21.05.2023















1 Comments:

Blogger CelesteMC said...

Para mim, todos os aniversários são MARAVILHOSOS os coordenadores dão sempre o seu melhor, mas nos aniversários esmeram-se.
Foi um dia muito bem passado e gostei muito do teu passatempo, que animou a malta. Só tenho pena de não lembrar quem teve o privilégio de ser comido por mim..

30/8/23 19:25  

Enviar um comentário

<< Home