sábado, junho 10, 2006

O dia da mentira

Há exactamente um ano atrás…

"O arrastão que nunca existiu

Dez de Junho, praia de Carcavelos. Muitos jovens juntam-se ao sol. Há tensões e insultos. Depois chegará a polícia. Às 20h, as televisões apresentam ao país 'o arrastão', um crime massivo, centenas de assaltantes negros, em pleno Dia de Portugal.
O noticiário torna-se narrativa apaixonada de um país de insegurança e 'gangs', terror e vigilância. A maré engole o desmentido policial da primeira versão dos incidentes e vários testemunhos sobre uma inventona.
'Era uma vez um arrastão' passa em revista um crime que nunca existiu, a atitude dos media perante uma história explosiva e as consequências políticas e sociais de uma notícia falsa. Antes que esta nova crise de pânico passe ao arquivo morto, é necessário inscrevê-la na história da manipulação de massas em Portugal."

in www.eraumavezumarrastao.net.
Ver o filme aqui.

Bárbara

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este pseudo-arrastão até pode ter sido "útil" se, a partir dele, quande ouvirmos um telejornal, quando lermos uma "notícia", nos perguntarmos: Será verdade ? Não estarão mais uma vez a manipular a realidade e a quererem que nós a vejamos da maneira mais favorável aos interesses do poder instalado ?
Temos de assumir sempre uma atitude rigorosa e inteligente. Só assim podemos contrariar a força deste poder dominante, apoiado nos media obedientes e nos jornalistas domesticados (e infelizmente são tantos ...)

12/6/06 11:03

13/6/06 17:46  

Enviar um comentário

<< Home