terça-feira, julho 08, 2008

Visita ao concelho de Ansião - Take 1

ANSIÃO é um concelho rural de tradição histórica, cujas origens remontam aos tempos pré-históricos, e dizem-nos que há 190 milhões de anos todas estas terras estavam submersas. Aconselho a visitarem o site http://www.cm-ansiao.pt/turismo/historia.asp.
A Nascente do Rio Nabão, igualmente denominada por Olhos de Água, localiza-se a nordeste da vila. Esta nascente é composta por uma galeria principal que se desenvolve no plano sub-vertical com uma secção variável de aproximadamente 2,5 m. A ligação ao exterior (os Olhos de Água, propriamente ditos) situa-se numa zona onde se inicia uma levada de água, que se dirige na direcção de um antigo lagar, a partir de agora convertido em Centro de Interpretação Ambiental.
A Serra do Anjo da Guarda ou monte de Ovelha é um tesouro escondido no concelho de Ansião. O RELÓGIO DE SOL, o Miradouro e o moinho de vento

toda a estrutura roda à procura do vento que faça girar as velas (em lona), para que estas, por sua vez, façam girar as mós que hão-de moer o grão.
energia eólica, em contraste com o velho moinho

Almoço decorreu no miradouro do retiro dos caçadores junto da capela do Anjo da Guarda

Santiago da Guarda integrou o concelho de Rabaçal, em 1839, e, mais tarde, integrou o concelho de Ansião.
Por aqui passava um dos "caminhos de peregrinação a Santiago", por isso, as populações desta região se apegaram tanto a esse culto, que acabou por ficar no nome da Freguesia.
Entre o actual património, o edifício a que o povo chama “Castelo” não é mais que o Solar dos Condes de Castelo Melhor. Trata-se do único Monumento Nacional classificado (desde 1978), em toda a área do Concelho, sendo o único exemplar da arquitectura manuelina na região. É constituído por Torre, Paço e Capela.




Prova de produtos regionais
Chão de Couce - Igreja matriz
Na capela-mor encontra-se o belíssimo retábulo oferecido por José Malhoa, datado de 1933 e que representa o orago: Nossa Senhora da Consolação.