Leiria: A cidade, o Menino do Vale do Lapedo, o Castelo, o Programa Polis
No passado dia 8 de Março o Atrium foi até à cidade de Leiria para uma visita aos locais de maior interesse desta urbe fundada pelo nosso primeiro rei, Afonso Henriques, no longínquo ano de 1135.
A parte da manhã foi preenchida com o Menino do Vale do Lapedo. Guiados pelo entusiasmo e pelos conhecimentos do Dr. Pedro Ferreira partilhámos a aventura da descoberta deste Menino com mais de 24.500 anos, que veio pôr em causa muitas ideias feitas sobre as relações entre o Homem de Neandertal e o Homem Moderno.
A extraordinária importância deste acontecimento, no estudo da evolução da nossa espécie, merece uma divulgação e um destaque que ainda está longe de se verificar no nosso país, apesar dos esforços, do trabalho e do empenhamento de homens como o Dr. Pedro Ferreira.
Após o almoço, agora também com a preciosa companhia do Arqt.º António Moreira de Figueiredo, viajámos pela História através de uma visita ao Castelo de Leiria e terminámos o dia com uma visão do futuro, em grande parte já presente, desta cidade percorrendo os diversos espaços e intervenções do Programa Polis.
Foi um dia enriquecedor que nos permitiu contactar com a realidade de uma cidade em transformação com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
2 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Da pré história subimos até à idade média donde avistámos, a Leiria de Eça, para depois descermos ás ruelas da cidade e percorrermos os espaços idílicos que actualmente o rio nos proporciona.
Um dia intenso,rico e muito gratificante.
Teresa Sousa
Enviar um comentário
<< Home