Encompassing the Globe – A aventura marítima dos portugueses dos séculos XVI e XVII
Um total de cerca de 200 obras – cartografia, desenho, gravura, escultura, pintura, ourivesaria – foram reunidas nesta exposição, que é um eloquente testemunho da importância de Portugal como epicentro das novas estruturas económicas, científicas, políticas e culturais, que iriam moldar o mundo, iniciando de facto, com 13 séculos de antecedência, a época da globalização, da qual hoje sofremos os impactos, os maus e os bons.
Uma ideia força a reter desta mostra, é a de que o legado das navegações dos nossos antepassados, não é nosso, tem uma dimensão global, é uma questão universal.
De referir a qualidade da nossa guia, que veio dar uma dimensão ainda mais interessante à nossa viagem virtual pelo Mundo dos distantes séculos XVI e XVII.Como curiosidade, não resistimos a citar um artigo publicado no norte-americano New York Times (recordamos que a exposição foi inaugurada em Junho de 2007 na cidade de Washington), acerca do papel das navegações na comunicação global: “Um facto pouco conhecido: Uma versão da Internet foi inventada em Portugal 500 anos atrás, por um punhado de marinheiros com nomes como Pedro, Vasco e Bartolomeu. A tecnologia era tosca. Os links eram instáveis. O tempo de resposta era glacial – uma mensagem a circular nesta rede poderia levar mais do que um ano para chegar ao seu destino...”
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home