segunda-feira, maio 18, 2009

O ATRIUM em visita ao Centro Ismaili de Lisboa

O diálogo e a compreensão entre os crentes de diferentes religiões e entre crentes e não crentes, constitui um dos grandes desafios que se apresentam hoje ao mundo, de um modo muito particular a este mundo de globalização.
Mas para que esse diálogo dê frutos, a primeira condição é haver um conhecimento recíproco. Não se compreende aquilo que não se conhece ou que se conhece mal.
Foi com este espírito que o ATRIUM realizou no passado dia 10 de Maio uma visita ao Centro Ismaili de Lisboa.
Fomos recebidos cordialmente pela Zara que nos guiou pelas magníficas instalações do Centro, dando-nos conta das questões arquitectónicas que presidiram à sua concepção bem como das actividades desenvolvidas pela comunidade Ismaili em Portugal.
No espaço destinado às orações tivemos oportunidade de estabelecer um interessante diálogo onde foram postas diversas questões e trocadas diversas ideias num espírito de sã abertura que a todos enriqueceu.
Os Ismailis pertencem ao ramo Shiita do Islão, um dos dois maiores ramos do Islão, sendo o outro o ramo Sunita.
Ao longo da história, os Ismailis, que se fixaram em diversas regiões do mundo tais como a Península Arábica, o Médio Oriente, a Pérsia, o Norte de África e a Ásia Central, deram um contributo importante para o crescimento das civilizações Islâmicas. Distinguiram-se não só pelo desenvolvimento do comércio marítimo, mas também pela qualidade dos seus ensinamentos, que contavam com pessoas de todos os credos, incluindo o Cristianismo e o Judaísmo. A sua erudição tornou-se parte integrante e fundamental do desenvolvimento intelectual dos Muçulmanos e o seu contributo deixou uma marca duradoura na história de disciplinas tais como a medicina, a óptica, a astronomia, a filosofia a arquitectura e a música.
Os Ismailis chegaram a Portugal em meados da década de 1960, vindo a maioria de Moçambique e de outras ex-colónias portuguesas.
Aqui estabeleceram instituições filantrópicas que, em colaboração com organizações governamentais e da sociedade civil, dão um contributo significativo nos sectores da educação, dos cuidados de saúde e do desenvolvimento social.
Ainda muito recentemente, no passado dia 8 de Maio, o Príncipe Aga Khan, o líder espiritual dos Ismailis, esteve em Portugal onde assinou dois protocolos de cooperação com a República Portuguesa..

1 Comments:

Blogger Ci said...

Obrigada pelo vosso texto sobre a acomunidade Ismaili, de que nada sabia. Tive oportunidade de estar no Centro este sávbado no V Congresso de Reiki e achei o espaço irradiando Paz. O aspecto ecológico estava presente na exposição de arquitectura que tinham no auditório. E agora vou verificando que´o Centro Ismaili é um espaço "aberto" a diferentes pensares.

28/10/14 17:13  

Enviar um comentário

<< Home