quinta-feira, janeiro 24, 2013

O Atrium foi a Almada ver Timão de Atenas, homenageando Joaquim Benite

No passado domingo, dia 20 de Janeiro, fomos até Almada para assistir à peça Timão de Atenas, de William Shakespeare, naquela que foi a última encenação de Joaquim Benite, homem a quem o teatro português tanto deve.
Do texto de Yvette Centeno, tradutora da peça, transcrevemos o seguinte excerto:
“Que interesse, e principalmente que actualidade, conserva ainda hoje esta peça, para que seja levada ao palco? É precisamente por ter um enredo pouco desenvolvido – ou, dizendo melhor, tão centrado e concentrado – e caracteres tão primários em torno da grande figura de Timão que o seu interesse se mantém, chamando a atenção para a realidade crua do servilismo sabujo e hipócrita, da ambição desmedida, da vaidade cega, e por fim, como corolário de todos os defeitos de carácter e de comportamento, da enorme ingratidão humana. Aqui está o Homem, o de ontem como o de hoje, posto a nu com uma crueza impiedosa. É o espelho em que Shakespeare nos mostra a nós mesmos, através da vida de Timão, no auge da sua glória, na hora da sua queda.”
Apesar da chuva que caiu quase todo o dia, foi um agradável convívio que incluiu o almoço no restaurante do Teatro Joaquim Benite, antes do espectáculo.
 



 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se Shakespeare nos visitasse não estranharia. Gostei da peça, dos atores, dos cenários e de conhecer o Teatro de Almada. Resumindo, gostei de TUDO. MCMC

24/1/13 18:39  

Enviar um comentário

<< Home