O Ano em que nasci – Parte VII (1951 e 1953)
Depois de uma pausa, causada pelos festejos da histórica data do 25 de Abril, prosseguimos com a divulgação das colaborações dos atriunistas, no âmbito da actividade O Ano em que nasci.
Recordamos que essa publicação está a seguir a ordem cronológica dos nascimentos dos intervenientes, dos anos mais antigos para os anos mais recentes. Hoje apresentamos as participações da Hirondina Duarte (ano de 1951) e da Celeste Carrasco (ano de 1953).
O ANO 1951
Foi um ano comum, que começou a uma 2ª feira, o Carnaval foi a 6 de fevereiro, a Páscoa a 25 de março e foi o ano do Coelho no horóscopo chinês, segundo a descrição da Wikipédia.
- A nível mundial há a destacar a rejeição da China às propostas de paz para o Extremo Oriente feitas pela ONU. A nível militar as tropas norte-coreanas e chinesas atravessam as linhas norte-americanas no paralelo 38 e três dias mais tarde chegam a SEUL.
- Em Portugal a 18 de abril morre o Marechal Carmona Presidente da República durante 25 anos, de 1926 a 1951 e sucede na presidência a 22 de julho o General Craveiro Lopes, 12º presidente da república portuguesa.
- Morre D. Amélia de Orleães última rainha consorte de Portugal e Algarves até 1908, ano do assassinato do Rei D. Carlos I.
Nascidos em1951, destacamos:
- em Portugal
Fernando Mamede no atletismo, os atores Vítor Norte e José Pedro Gomes, o músico Roberto Leal que se radicou no Brasil, António Pinho Vargas pianista de música jazz e música contemporânea, a artista plástica, ilustradora e escritora Isabel de Sá, o pintor Miranda Justo e o fotógrafo José Manuel Rodrigues.
- pelo Mundo
- Os atores Robin Williams (1951-2014) - EUA – filme “Bom Dia, Vietname” – “O Clube dos Poetas Mortos” – “O Rei Pescador” entre muitos; Geoffrey Roy Rush- Actor Australiano – venceu um Óscar de Melhor Ator no filme Shine a interpretar o pianista David Helfgott e alem de outros prémios foi indicado ao Óscar no filme “O discurso do Rei”; a atriz Karen Jane, norte americana conhecida principalmente por ter feito os filmes de Indiana Jones.
- No Xadrez destacou-se Anatoly Karpov foi campeão mundial de xadrez 16 vezes
-No Automobilismo a piloto de ralis Michele Mouton- Francesa, foi a 1ª mulher e até hoje única, a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali em Sanremo no ano de 1981. Em 1982 ela terminou em 2ª posição neste campeonato WRC vencendo as etapas Portugal, Brasil e Acrópole. Em 1975 participou das 24 horas de Le Mans com uma equipe feminina. É a mulher que obteve maior sucesso no rali e uma das mais famosas e bem-sucedidas no automobilismo mundial.
- No campo da Música; Sting - músico inglês, antes de sua carreira a solo foi o principal compositor, cantor e baixista da banda de rock The Police; Phil Collins – britânico, é um baterista, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ator britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis, mas também atingiu êxito na carreira solo e Elba Ramalho cantora e atriz brasileira.
- Na Política foram 7os nascidos neste ano que chegaram a Presidentes da República nos seus países de origem; Argentina – Ramón Puerto em 2001, Burkina Faso -Blaise Compaoré de 1987 até 2014; Colômbia – Juan Manuel santos desde 2010, Haiti – Jean Claude Duvalier (Baby Doc )de 1971 a 1986, Moldávia – Mihai Ghimpu desde 2009; México – Ernesto Zedillo de 1994 a 2000 e república Dominicana – Danilo Medina de 2012 a 2020.
- Na Ciência destacaram-se 2 Nobel da Física; 2001 – Carl Wieman – EUA e em 2004 – Frank Wilczek – EUA, em 2015 assinou uma petição para o Presidente Barak Obama para que o Governo Federal dos Estados Unidos fizesse um pacto de desarmamento nuclear e de não agressão.
- Na Arquitetura Santiago Calatrava – Valencia- Arquiteto e Eng.º Civil, fez a Gare do Oriente em 1998. Foi agraciado a 9 de julho de 1999 com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito de Portugal.
- Na moda Tommy Hilfiger e Christian Lacroix.
Acontecimentos em 1951:
- Na Literatura - livros publicados neste ano: Fernanda Botelho publicou o seu 1º livro - Coordenadas Líricas; O mundo da Paz de Jorge Amado (Brasil); Romance policial de Agatha Christie – Intriga em Bagdade (Reino Unido).
- Na pintura o espanhol Salvador Dali executou neste ano a pintura - Cristo de São João da Cruz.
- No teatro - Gigi – peça produzida na Broadway onde estrelou Audrey Hepburn.
- Desporto em Portugal
- 1ª edição do Campeonato Português de Andebol masculino.
- Foi a 18º edição do Campeonato Português de Futebol, participaram 14 equipas. O Sporting foi o vencedor e conquistou o seu 7º título. O Benfica foi vice-campeão. O melhor marcador foi José Águas com 28 golos.
- Cinema em Portugal
- Perdigão Queiroga realizou a longa-metragem portuguesa - Sonhar é fácil, com a participação de António Silva, Laura Alves, Eugénio Salvador, Vasco Morgado, Artur Agostinho Grande atores portugueses, grandes atores portugueses.
- Êxitos musicais que foram e ainda o são: - Nat King Cole - Unforgettable / Too Young e Tony Bennett - Cold, Cold Hear.
- Em português: Francisco José e Sua Orquestra -1 ª gravação de Olhos Castanhos.
Fados
- Amália – dos mais de 150 discos editados por todo o mundo em 1951/52 destacam-se: Fado do Ciúme, Não sei porque te foste embora, Ai Mouraria, Sabe-se lá, Fado da Saudade, Fado Marujo, Ave-Maria Fadista, Fado Malho, Amália, Que Deus me Perdoe, Confesso, Dá -me um Beijo. Neste ano de 1951 começou a gravar com a editora Melodia em Português.
- Entre os filmes estreados mundialmente destacam-se:
- Alice no País das Maravilhas – filme animado em longa-metragem dos estúdios da Disney.
- Um Americano em Paris, filme musical EUA dirigido por Vicente Minnelli.
- Quo Vadis, com Peter Ustinov
E ainda outros filmes dirigidos por: Ingmar Bergman, Alfred Hitchcook, Luís Bunel, Elia Kazan, Vittoria de Sica, Jean Renoir.
Curiosidades estrangeiras
- Começaram a surgir as primeiras experiências em TV a cores. Em junho a CBS (Colombia Broadcasting System) fundada em Nova York começou a transmitir a televisão a cores em 5 estações da costa leste dos EUA.
- A 1 de Janeiro uma companhia de Chicago fez a 1ª experiência de transmissões de TV por pay-per-view. Os filmes eram enviados para 300 famílias usando a rede telefónica.
- A 21 de Dezembro estreia a 1ª telenovela brasileira “A sua vida me pertence”, exibida na Rede Tupi.
Curiosidades portuguesas
- Foram inauguradas 3 barragens: Barragem Venda Nova, rio Rabagão, distrito Vila Real- Barragem de Penide, rio Cávado, concelho de Barcelos e principalmente a- Barragem Castelo de Bode, bacia do rio Zêzere, distrito de Santarém. Elemento importante no plano de eletrificação nacional e abastecimento de água a Lisboa - Barragem de Penide, rio Cávado, concelho de Barcelos.
- A ponte Marechal Carmona, situada em Vila Franca de Xira foi inaugurada a 30 de dezembro de 1951.
- Teatro Experimental do Porto é a mais antiga companhia de teatro em Portugal fundada em 1951.
- Foi aberto o Jardim Botânico do Porto, situado nos jardins da casa dos Andresen, da família de Sophia Mello Breyner.
- Foram fundados 2 Museus: Museu Municipal de Vila Franca de Xira e Museu Rural de Estremoz.
- Foram criados 2 clubes desportivos; o Real Sport Club com sede na cidade de Queluz concelho de Sintra. É representativo das freguesias de Queluz, Massamá e Monte Abraão. O sector de formação é presentemente um dos orgulhos do clube donde tem saído jogadores de renome, como é o caso de Nani e o Sport Clube do Barreiro, situado na freguesia Porto Judeu na ilha Terceira – Açores.
- O 1º Centro Comercial em Portugal foi inaugurado no Monte Estoril com o nome de Centro Comercial do Cruzeiro – um dos melhores da Europa de então.
E foi assim num ano calmo no Mundo, em Portugal Continental e pressupondo-se também calmo no meio do Atlântico, pois não se encontrou referencias de acontecimentos relevantes por aquelas bandas, que no mês de Novembro nasceu na ilha do Faial a 1ª filha de um casal jovem que iniciou a o seu primeiro período de casamento na ilha de Santa Maria, ele empregado da companhia de aviação PAN American, mas que voltaram à sua ilha antes da filha nascer. Acontecimentos mais avassaladores viriam em 1957 com a erupção do Vulcão dos Capelinhos, destruindo as casas da sua freguesia, Praia do Norte, contígua ao vulcão, a evacuação para outra freguesia e consequente desfecho de um açoriano, emigrar para os EUA. Esta nova etapa foi facilitada por já lá se encontrarem, bem integrados, 4 tios-avôs emigrantes no ano de 1910. Dois anos após dá-se o regresso à calma das ilhas e mais uma vez, aos 18 anos, o consequente desfecho de uma açoriana daquela época, continuar os estudos, só no Continente.
E por cá fiquei!
Março 2021
Hirondina Duarte
O ANO DE 1953
O ANO EM QUE NASCI
Recordo-me pouco desse dia e desse ano, no entanto, fiz regressão e observei que foi um ano de poucos acontecimentos significativos. Na minha viagem ao ano de 1953 chamaram-me à atenção três acontecimentos com algum destaque, e que me trouxeram alguma emoção. Passo a descrever, por ordem crescente.
O terceiro acontecimento que transcrevo relacionado com as “ligações” fez-me a sentir a sua importância: encurta distâncias, aproxima as pessoas mais isoladas, aconchega as famílias, junta amigos e dá-nos momentos de muita conversa...
A minha avó materna (viúva) que morava na Aldeia Nova de S. Bento (Baixo Alentejo), só me conheceu quando eu fui batizada, pelos meus 7/8 meses e porque conseguiu boleia de uma família, que tinha carro e veio a Lisboa, nessa altura.
1953 – “Os Ministros das Obras Públicas e das Comunicações, engenheiro José Frederico Ulrich e o general Manuel Gomes de Araújo, nomearam uma comissão para estudar o problema das ligações rodoviária e ferroviária entre lisboa e a margem sul do Tejo.”
O segundo acontecimento que transcrevo, Inauguração do Hospital santa Maria” fez-me sentir ESPERANÇA. Mais cuidados de saúde materna, mais cuidados de saúde primários, MAIS ESPERANÇA DE VIDA.
“1953 Hospital de Santa Maria - No decurso das obras foi publicado um decreto-lei (em 1952) que integrou todos os hospitais no então Ministério do Interior o que levou a que o inicialmente Hospital Escolar de Lisboa sob a tutela única do Ministério da Educação, passasse a Hospital de Santa Maria, tutelado por dois diferentes ministérios (Ministério do Interior e Ministério da Educação). A inauguração solene do edifício ocorreu a 27 de Abril de 1953, sendo que em Outubro do mesmo ano se deu a abertura do novo ano lectivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa já nas novas instalações do hospital”.
O primeiro acontecimento que transcrevo foi o mais importante e teve lugar no dia 25 de Março de 1953, dia do meu nascimento.
Não foi fácil chegar a este mundo, a luta foi longa, o cordão umbilical ao redor do pescoço dificultou a chegada e as hipóteses de sobrevivência eram poucas. Todos me esperavam e quando viram que a recém-chegada era uma menina os seus corações sorriram. Ao ver os seus sorrisos não tive hipótese se não lutar pela minha sobrevivência, com a ajuda da parteira que durante três dias não me largou. SOBREVIVI.
Foram dias de luta, mas consegui devolver aos corações da minha família o sorriso desejado.
Valeu a pena ter nascido e sobrevivido, por tudo o que a vida me oferece todos os dias, por todos os altos e baixos e por estar aqui a contar a este GRUPO momentos “DO ANO EM QUE NASCI”. E como diz o poeta:
Valeu
a pena? Tudo vale a pena
Se
a alma não é pequena.
Quem
quer passar além do Bojador
Tem
que passar além da dor.
Deus
ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o
céu.
Fernando Pessoa
Março de 2021
Celeste Carrasco
2 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
HIRONDINA
“PARABÉNS PELO DIA E ANO DO TEU NASCIMENTO"
Enviar um comentário
<< Home