quarta-feira, abril 30, 2025

O Atrium no Barreiro, visitando a exposição “Representações do Trabalho Industrial”


No passado dia 22 de abril, depois de uma agradável travessia do Tejo, eis-nos a desembarcar no Barreiro, com o objectivo de realizar uma visita guiada à exposição “Representações do Trabalho Industrial”, organizada a partir do Arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira.

Sem a pretensão de ser sistemática, reflete visões épicas, realistas, utópicas ou propagandísticas, influenciadas pela política e pelo marketing. São imagens de homens e mulheres em atividades profissionais nos últimos 100 anos, recaindo o seu foco sobre o trabalho industrial, mineiro e ferroviário.

Numa era de automação e desmaterialização da produção, aqui procura-se tornar visível o trabalho industrial, desde a extração de energia à construção das infraestruturas que sustentam o mundo, através das ferramentas, dos símbolos e dos corpos dos operários.
Refira-se que esta exposição está inserida nas comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril.

No caminho para o local da exposição, tivemos oportunidade de (re)ver a velhinha estação ferroviária do Barreiro, hoje uma ruína, mas refletindo ainda o charme de uma época em que a importância do caminho de ferro era grande.

Antes da visita à exposição, que foi guiada por Carlos Nuno, um dos seus organizadores, apreciámos um repasto no restaurante da Associação dos Fuzileiros, que nos retemperou as forças e propiciou um animado convívio.



 







1 Comments:

Blogger Jorge said...

Gostei de ter participado, foi interessante, tal como o é a vossa reportagem.

30/4/25 23:01  

Enviar um comentário

<< Home