quarta-feira, março 11, 2009

ATRIUM pela Lisboa Barroca

No passado dia 15 de Março, superiormente conduzido e organizado pelo Albano, o ATRIUM fez uma incursão pela Lisboa Barroca, juntando a observação dos exemplares mais representativos do barroco português com a explicação e a troca de ideias sobre este estilo arquitectónico e artístico, que teve em Lisboa o seu apogeu durante o reinado de D. joão V.
Tivemos oportunidade de apreciar obras de caracter religioso, bem como de caracter civil, nos núcleos da Graça, Campo de Stª. Clara e Panteão Nacional.
A observação in loco, acompanhada pelas explicações do Albano permitiu uma maior compreensão das características deste estilo artístico, que sucedeu à Renascença, e cuja importância na cidade de Lisboa foi relativamente ofuscada pela ocorrência do sismo de 1775 e pelo posterior aparecimento e desenvolvimento do estilo pombalino, sobretudo no campo arquitectónico.
Esta iniciativa foi completada numa sessão realizada 4 dias depois na Vinha D'arte, durante a qual foi exibido e comentado um slide-show com fotografias da autoria de membros do ATRIUM, que ilustravam os exemplares barrocos mais importantes de Lisboa: Palácio das Necessidades; Aqueduto das Águas Livres; Igreja do Menino de Deus; Palácios Barbacena e do Lavradio; Convento da Graça; Panteão Nacional (Igreja de Stª Engrácia) e Capela de S. Sebastião da Igreja de S. Roque.