segunda-feira, fevereiro 17, 2020

No Teatro Thalia, assinalando os 250 anos do nascimento de Beethoven


No passado domingo, 9 de Fevereiro, o Atrium voltou ao Teatro Thalia, desta vez para assistir ao concerto comemorativo dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827).
Neste concerto, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Pedro Amaral, ouvimos o Concerto para Piano e Orquestra Nº 1, que teve como solista a excelente pianista Marta Menezes, e a Sinfonia Nº 7.
Aquele Concerto para Piano e Orquestra, composto em 1795, foi estreado nesse ano pelo próprio Beethoven em Viena, enquanto a Sétima Sinfonia foi estreada em 1813, num concerto de beneficência a favor dos soldados austríacos que combateram as tropas de Napoleão Bonaparte na batalha de Hanau (travada em Outubro de 1813, junto desta cidade alemã, entre o exército austro-bávaro e as tropas francesas). De acordo com o espírito do concerto, três dos quatro andamentos têm um carácter triunfal, com um forte vigor rítmico e festivo, e teve na altura um enorme sucesso.
Foi mais uma agradável tarde musical naquele acolhedor teatro, hoje a residência artística da Orquestra Metropolitana de Lisboa.