terça-feira, dezembro 13, 2022

A experiência do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) apresentada numa sessão via ZOOM

No dia 5 de maio, realizou-se via ZOOM uma sessão sobre o SAAL, que foi recordado nas suas diversas facetas, pelos elementos que nele participaram ativamente: Albano Pereira, José Carlos, José Cid, Maria Viegas, Silva Carvalho e Fernando Meneses.

Recorde-se que o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) foi um programa estatal de construção habitacional surgido após a Revolução dos Cravos que se propôs colmatar as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas em Portugal, seja nos chamados “bairros de lata” ou em núcleos de habitação degradada.

As operações SAAL, porque inseridas no clima social de ação popular que caracterizou o “Período Revolucionário em Curso”, tornaram-se uma referência internacional em termos de participação popular em processos de desenho habitacional e urbano. A interação entre brigadas técnicas de arquitetos e engenheiros e a população organizada em Associações de Moradores contribuiu para o que é considerado um momento ímpar na história da arquitetura portuguesa.

Na sessão foram abordadas as questões relacionadas com a expropriação dos terrenos, com o financiamento das operações, com a organização e a participação dos moradores, com o processo de discussão e realização dos projectos de arquitectura, com a legislação criada para o desenvolvimento do processo, etc.