Nos trilhos do Tejo, ao encontro de Tancos e Vila Nova da Barquinha, com um salto ao castelo de Almourol
A partida para esta deambulação pelo Trilho Panorâmico do Tejo, Vila Nova da Barquinha e Castelo de Almourol, no dia 24 de setembro, fez-se pelas nove horas na Avenida do Colégio Militar.
A nossa primeira paragem foi na vila de Tancos, mais exactamente no Cais d’el Rei, que durante a Idade Média foi um porto fluvial muito importante, que estabelecia a ligação entre as terras do interior e Lisboa, através do rio Tejo.
Aqui embarcámos rumo ao Castelo de Almourol, um dos mais belos e originais castelos existentes em Portugal, cuja implantação invulgar é um exemplo do arrojo da arquitetura militar templária, tendo sido edificado em 1171 por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários. Depois da visita ao castelo foi o regresso a Tancos, novamente por via fluvial, onde almoçámos no restaurante Almourol, numa agradável esplanada na margem do rio.
Antes ainda tivemos tempo de dar uma saltada até à Igreja Matriz, que infelizmente estava fechada, pelo que nos limitámos a contemplar a sua fachada e a ouvir algumas explicações pela boca do Albano sobre esta igreja, datada do século XVII, dedicada a N. Sr.ª da Conceição.
Depois do animado repasto, partimos para o Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, onde fizemos uma visita guiada ao Centro de Interpretação Templário de Almourol, o primeiro do género em Portugal sobre a temática dos templários.
Após a visita esperava-nos um passeio pelo Parque de Escultura Contemporânea, um verdadeiro museu ao ar livre com cerca de 7 hectares, onde estão os nomes mais representativos da escultura contemporânea portuguesa e no qual se desfruta uma vista maravilhosa sobre o rio Tejo. Por fim demos um salto à Galeria do Parque, para ver a exposição “Condicionamento Humano” do coletivo “13 Luas”.
Foi um dia bem preenchido, que terminou com um desafio aos viajantes: Um concurso fotográfico sobre o tema “Templários”, no qual cada participante escolherá duas fotos, havendo um prémio simbólico para todos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home