quinta-feira, junho 08, 2017

Pelo Bairro dos Museus em Cascais


A visita a Cascais no passado dia 6 de Maio, iniciou-se na Casa Sommer, onde se encontra uma exposição de fotografias e materiais diversos, que ilustra um pouco da história do ténis em Cascais, desde o longínquo ano de 1882 quando se realizou a primeira partida entre portugueses.
Esta modalidade desportiva, que já era praticado em Carcavelos pela comunidade britânica, que desde 1870 administrou o cabo submarino, passaria a constituir um dos desportos de eleição dos elegantes banhistas de Cascais, numa altura em que o concelho se transformou na capital do desporto em Portugal.
Na visita tivemos o prazer do apoio do Dr. João Henrique, director do Arquivo Fotográfico, que nos transmitiu o empenho do Arquivo em fazer e guardar história, e nos mostrou um pouco da história de Cascais, como zona de veraneio e zona de ​acolhimento no tempo da guerra.
O nosso segundo objectivo era a exposição “Histórias & Segredos”, de Paula Rego, patente na Casa das Histórias.
Esta exposição parte de um registo íntimo e pessoal da artista, e tem um carácter biográfico das suas referências identitárias.
São oito salas de exposição, onde recuamos aos seus tempos de infância e à sua aprendizagem artística, em Londres, desde 1952 até 1956.
Aqui encontra-se reconstituído o estúdio de Paula Rego, através de diversos elementos como cenários, modelos e figurinos utilizados nos seus trabalhos. Nele a artista constrói o seu mundo de fantasia e encantamento, colocando nas suas pinturas um poder mágico e revelador.
A visita foi guiada pela Drª Joana Santos que nos encantou com toda a história da evolução da vida, do estilo e da forma de pintar de Paula Rego.