terça-feira, fevereiro 21, 2017

No dia 28 de Janeiro o Atrium foi até ao Entroncamento visitar o Museu Nacional Ferroviário.


A manhã apresentou-se cinzenta e chuvosa, quando o grupo de atriunistas e amigos embarcou no Intercidades que partiu às 11h30 de Santa Apolónia. O seu destino era o Entroncamento.

A viagem decorreu sem nada a assinalar, à excepção de uma troca de lugares no seu início, que teve o condão de dar alguma animação aos viajantes, mas que foi rapidamente resolvida pela Coordenação.

A chegada ao Entroncamento verificou-se à hora prevista, 12h30, e após uma deambulação aérea sobre as muitas linhas ferroviárias, alcançámos o nosso primeiro objectivo, o restaurante D. Petisco, onde iria decorrer o nosso almoço.

Foi um repasto muito agradável, coroado com um momento especial, ao som do “Parabéns a vocês”, cantado no plural em homenagem à Fernanda e à Joana.

 Seguiu-se a visita ao Museu Nacional Ferroviário, inaugurado em 19 de Maio de 2015, cuja notoriedade já atravessou fronteiras, tendo já ganho diversos prémios internacionais.

As suas instalações estendem-se por uma área de 4,5 hectares, comportando 16 linhas ferroviárias e albergando cerca de trinta seis mil peças, muitas delas de grandes dimensões, que ilustram 150 anos da história do caminho-de-ferro em Portugal.

Está reunida aqui toda a história, quer do material circulante - locomotivas, carruagens e outros equipamentos de via – quer das peças do quotidiano, relacionadas com a infraestrutura que permitia pôr em funcionamento a máquina ferroviária. 

Tivemos a oportunidade de, orientados por um simpático guia, percorrer os vários núcleos de exposições, definitivas e temporárias, tudo num ritmo acelerado, tal a dimensão do complexo museológico, e o horário do comboio que nos iria levar de volta à capital.

Pela sua grandiosidade, destacamos a rotunda das locomotivas, e pelo seu valor histórico, merecem uma referência as duas “jóias" do património ferroviário português; o Comboio Real - o único completo em toda a Europa - e o Comboio Presidencial, este inteiramente restaurado e homologado para poder circular.

Foi pois com alguma pena que deixámos aquele magnífico museu, que merecia uma visita mais demorada, mas mesmo assim não demos por mal-empregada a jornada, e o cansaço acumulado, numa visita que excedeu as nossas expectativas.