quinta-feira, abril 16, 2015

Um serão com José Goulão, discutindo a situação no Médio Oriente e as suas repercussões na Europa e no resto do Mundo

Quarta-feira 25 de Março. Mais uma vez José Goulão acedeu a vir partilhar connosco a sua visão sobre os últimos desenvolvimentos políticos e militares no médio oriente, nomeadamente sobre o aparecimento do denominado estado islâmico.
Recordemos que da última vez que José Goulão tinha estado connosco, tinham-se iniciado os acontecimentos que, erradamente, se apelidaram na altura de “Primavera Árabe”.
Foi mais uma conversa enriquecedora, que propiciou aos presentes uma reflexão sobre a evolução recente da situação política, numa região que se tem caracterizado por um aumento da violência e que ameaça alastrar-se perigosamente.
Passou-se também em revista as principais forças e interesses, pouco transparentes e quase sempre fora do escrutínio da opinião pública, que determinam no essencial o desenvolvimento económico, político e social do Mundo.

Saímos mais pessimistas, e com a sensação de que o nosso Mundo é um local cada vez menos recomendável, mas com a certeza de que é importante estar informados, de modo a nos podermos defender de uma comunicação social, cada vez mais controlada pelos interesses dominantes.