terça-feira, abril 10, 2018

Um fim-de-semana na Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto


Nos dias 23, 24 e 25 de Março, o Atrium foi até à capital do Norte enfrentando a adversidade de clima, que não deu muitas tréguas aos viajantes.
A sexta-feira foi preenchida com uma visita guiada ao Museu Soares dos Reis, que incidiu sobre a obra do pintor Henrique Pousão, nascido em Vila Viçosa em 1859.
Em 1872 Henrique Pousão entra para a Academia Portuense de Belas-Artes, iniciando um extraordinário percurso que o leva a percorrer os principais centros de arte da europa, Paris, Madrid, Roma, Nápoles e Capri.
Morre muito cedo, com 25 anos, vitimado pela tuberculose, mas apesar da sua breve vida, deixa uma vasta obra de mais de 200 trabalhos, dotada de uma modernidade invulgar, que o coloca hoje entre os melhores da pintura portuguesa.
Poderão aprofundar a sua obra, no programa Visita Guida, utilizando o link: https://www.rtp.pt/play/p1623/e170387/visita-guiada
A manhã de sábado foi preenchida com uma deambulação pela zona histórica do Porto, guiada pelo Germano Silva, historiador e jornalista, profundo conhecedor da História e das histórias desta cidade.
Foi uma caminhada muito interessante e enriquecedora, conduzida pela sabedoria e pela simpatia do nosso anfitrião.
Finda a visita guiada, rumámos até Gaia onde almoçámos no restaurante Ar de Rio.
No domingo, depois de um passeio pela Rua das Flores, a manhã foi preenchida com a visita guiada à Igreja de São Francisco, cuja construção se iniciou no século XIV como parte de um convento Franciscano. Em estilo gótico, a igreja possui um notável conjunto de talha dourada barroca do século XVIII.
O almoço realizou-se num restaurante da Ribeira e o regresso ao hotel fez-se numa última caminhada pela zona ribeirinha, que incluiu uma subida pelo Funicular dos Guindais.
O Alfa Pendular, que partiu rigorosamente às 16h47, trouxe-nos de volta a Lisboa, encerrando mais esta jornada na capital do Norte, que já nos tinha recebido nos anos de 1994, 1997, 1999 e 2005, sempre com a mesma simpatia e interesse.