terça-feira, janeiro 22, 2019

No Teatro Thalia escutando Mozart e Haydn


No passado sábado, 12 de Janeiro, para início deste primeiro trimestre de 2019, o Atrium foi até ao já nosso conhecido Teatro Thalia, para assistir a mais um concerto da Orquestra Metropolitana, que incluía obras de Mozart (Sinfonia Nº 28 e Concerto para Fagote e Orquestra) e de Haydn (Sinfonia Nº 60, O Distraído).
A seguir ficam algumas notas sobre o concerto, que contou com Lurdes Carneiro no Fagote e com a direcção do Maestro Evgeny Bushkov.

São muitas as sinfonias de Joseph Haydn (1732 – 1809) que têm uma disposição teatral explícita. No caso da Sinfonia Nº 60, O Distraído, essa tendência é ainda mais acentuada, pois, na origem, a partitura ilustra situações de uma peça teatral. Trata-se de uma farsa que o francês Jean François Regnard escreveu em finais do século XVII, cujo enredo se desenvolve em torno de um personagem de tal forma distraído que quase se esquece de comparecer no próprio casamento.
No início do último andamento da Sinfonia O Distraído, a orquestra interrompe a sequência musical para começar a afinar os instrumentos, como se os músicos se tivessem esquecido de fazê-lo antes. Este é um dos vários episódios que ilustram a singularidade desta Sinfonia composta no ano de 1774.
Natural de Salzburgo, W. A. Mozart (1756 – 1791) passou grande parte da infância e adolescência a viajar pela Europa. Já na última década de vida, fixou-se em Viena. Resta, pelo meio, um período de sete anos em que trabalhou efetivamente na sua cidade, coincidindo com a governação do Arcebispo Colloredo. Essa coexistência nunca foi fácil, mas os primeiros anos revelaram-se auspiciosos. A Sinfonia N.º 28 e o Concerto para Fagote datam dessa altura. São duas obras compostas em 1774, uma fase que amadureceu um estilo de escrita que se projetaria mais tarde nas suas obras-primas.

2 Comments:

Blogger blogdaverinha said...

Não fui, mas está bem descrito....bjs

23/1/19 14:02  
Blogger CelesteMC said...

Excelente concerto e bom preço :)

2/2/19 23:33  

Enviar um comentário

<< Home