domingo, junho 05, 2016

O Atrium visita novamente o Parque dos Poetas


Desta vez tratou-se de uma visita guiada, no passado dia 14 de Maio, à última fase deste projecto, inaugurada em Julho de 2015, que inclui a representação de 17 poetas desde a época do Barroco (Séc. XVIII), até aos poetas do Romântico (Séc. XIX) e mais 10 poetas representativos dos Países ou Território de Expressão ou Cultura Portuguesa.
Recordamos que a primeira fase do projecto, inaugurada em Junho de 2003, estendia-se por dez hectares, onde estavam representados, em esculturas da autoria de Francisco Simões, 20 poetas do século XX.
A configuração do Parque dos Poetas, em declive suave na direção da zona ribeirinha, permite desfrutar um magnífico panorama sobre a foz do Tejo.
Do seu site extraímos este texto de apresentação: “O Parque dos Poetas, no seu conjunto e inserção, assume-se como uma marca representativa da diversidade das correntes estéticas, produto da cultura de uma época, síntese harmoniosa da tradição e da inovação na literatura e nas artes plásticas nacionais. Mas é também um exemplo pioneiro de como potenciar a excelência arquitetónica, de como tirar partido do caráter acidentado e desnivelado do terreno, de como integrar na malha urbana existente uma obra de arte paisagística sem igual.”