domingo, maio 16, 2010

Uma interessante visita a Torres Novas num dia cinzento e chuvoso

Foi no passado dia 8 de Maio que demos uma escapadela a Torres Novas, cidade ribatejana sobranceira ao rio Almonda, onde tomámos contacto com uma urbe activa e virada para o futuro, com excelentes equipamentos colectivos e um cuidado arranjo urbanístico.
O território que hoje constitui o concelho de Torres Novas apresenta sinais de ocupação humana que remontam à pré-história. Os romanos, e posteriormente os árabes, também deixaram as suas marcas na região. O castelo, conquistado e perdido várias vezes, só em 1190 foi tomado definitivamente por D. Sancho I, que o reconstituiu, concedendo à vila a sua carta de foral.
Em todos os locais por nós visitados, fomos recebidos com extrema simpatia por parte dos torrejanos, o que nos fez esquecer completamente as condições meteorológicas adversas. Aqui cabe um agradecimento especial à torrejana Natércia Fortunato que nos prestou um importante apoio na organização desta actividade.
Destacamos o Museu Agrícola de Riachos; a Casa Memorial Humberto Delgado (onde recordámos aspectos da luta do General Sem Medo contra a ditadura salazarista); as ruínas romanas de Villa Cardílio; o Museu Municipal Carlos Reis; a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes; o Castelo de Torres Novas.