segunda-feira, janeiro 31, 2022

2021 - Odisseia nas Férias (Crónica Quarta)

Hoje é a vez de publicarmos a quarta crónica da iniciativa "2021 - Odisseia nas Férias", à qual foi dado o título “Férias/IV” pela sua autora, a Teresa Sousa.

O significado do enigmático “IV” (não é o número 4 em romano…) descobrirão no final da sua leitura…

Voltamos a recordar que estas crónicas irão sendo publicadas no nosso blogue, com um intervalo de 3 dias, pela ordem da sua entrega.


Férias/IV
 

Férias vem do latim feriae “dia de descanso ou dedicado a festas”.

Atualmente significa uma época do ano reservada ao descanso estudantil ou profissional.

As férias estão relacionadas com o descanso, o ócio e o turismo. Por um lado, o sujeito que está de férias pretende descansar dos esforços que supõem o trabalho ou os estudos, daí ser habitual que, durante o período de férias altere as suas rotinas e se levante mais tarde.

As férias estão associadas ao lazer, tendo em conta que permitem realizar certas atividades agradáveis e descansadas que, por falta de tempo, não podem ser realizadas em época laboral ou de aulas. Ir ao cinema ou ao teatro, passar a tarde num parque, visitar um museu ou exposições são algumas atividades usuais durante as férias.

Relativamente ao turismo, os dias de férias oferecem a oportunidade de viajar, sendo que no verão, as viagens mais frequentes realizam-se com destino às zonas de praia, ao passo que, no inverno, a preferência vai mais para destinos de montanha e neve.

Em alguns casos, as férias também podem ser aproveitadas para realizar atividades que, no resto do ano, não se realizam por falta de tempo.
As férias permitem reduzir o stress e outras patologias derivadas das obrigações laborais, ajudam a melhorar a produtividade o resto do ano e fomentam o convívio em família.

Como atualmente não sou trabalhadora nem estudante, deduzo que o termo férias não se aplica à minha condição de aposentada. É estranho falar em dias de ócio, quando todos os meus dias podem ser considerados como tal, assim eu o entenda. Posso ir ao cinema, passear, viajar, estar com os amigos etc.

Então quando escolhemos uns dias para mudarmos de local e sairmos da nossa rotina habitual, o que poderemos chamar-lhes em vez de férias?

Na verdade, não me ocorre nenhum nome apropriado, mas como dizem que viajar acrescenta dias à vida, e eu gosto de o fazer, talvez devesse chamar-se IV (Investimento Vital), e assim, quando me perguntarem se vou de férias, eu direi que vou de IV.

Portanto, neste ano que passou, tive realmente uma alteração de rotina, não programada por mim, mas sim imposta por um ser invisível que a todos tem atormentado. E se alguma coisa contribuiu para o meu IV, foi efetivamente torná-lo este ano inferior a ZERO.

Como a esperança é a última a morrer… o próximo ano será de um IV fantástico!

Teresa Sousa