sexta-feira, abril 19, 2024

Celebrámos os 50 anos do 25 de Abril com um Pedipaper que percorreu três lugares simbólicos

Nos 50 anos do 25 de Abril, o Atrium não poderia deixar de se associar à comemoração desta data, em que Portugal se libertou da ditadura, que o oprimia há uns longos 48 anos.

Para tal organizámos um pedipaper que, no passado dia 24 de Março, percorreu três lugares simbólicos daquele dia histórico: o Terreiro do Paço, o Largo do Carmo e a Rua António Maria Cardoso.

No primeiro deu-se o embate inicial entre as forças revoltosas da EPC, comandadas por Salgueiro Maia, e os tanques de Cavalaria 7 enviados pelo Governo, no segundo concretizou-se a rendição e a prisão de Marcello Caetano e no terceiro ocorreu o cerco, e mais tarde a ocupação, da sede da PIDE/DGS, tristemente marcado pela morte de 4 manifestantes, atingidos pelas balas dos esbirros daquela polícia política.
Foi uma viagem no tempo e no espaço, que trouxe à recordação dos participantes, aquele dia excepcional que a nossa geração teve o privilégio de viver.
Uma referência às 9 equipas presentes, que com a sua entusiástica e esforçada participação, emprestaram a esta iniciativa um brilho que superou as espectativas dos organizadores.
Destacamos também a presença de 5 jovens que se juntaram a nós nesta jornada de celebração.
E no final, a jornada terminou com um animado e retemperador almoço, na histórica Cervejaria Trindade!
Para memória futura, aqui incluímos as fotografias dos participantes.

Equipas 1 e 2 (Ana, Andreia, João e Madalena, Sara e Luísa)
Equipa 3 (Alice, Maria e Glória)
Equipa 4 (Bárbara, Cândida, Maria e Albano)
Equipa 5 (Elizabet e Bernard)
Equipa 6 (Hirondina e José Maria)
Equipa 7 (Fátima, Lurdes e Jorge)
Equipa 8 (Teresa, Teresa Cristina, Marina e Rui)
Equipa 9 (Rosa e Amparo)