E a Solidariedade se fez Arte. O Atrium no ensaio geral do Orfeu e Eurídice
Foi no passado dia 26 de Fevereiro, que
estivemos presentes no Teatro Camões, no ensaio geral solidário, cuja receita
reverteu para as organizações UMAR, ILGA e SOS VOZ AMIGA.
O espectáculo, um bailado a partir da
ópera Orfeu e Eurídice com música do compositor alemão Christoph Gluck (1714 - 1787), tem coreografia de Olga
Roriz e interpretação da Companhia Nacional de Bailado. O acompanhamento
musical, ao vivo, está a cargo da orquestra barroca Divino Sospiro, do
agrupamento Ecce Ensemble e do Coro da Escola Superior de Música de Lisboa.
Esta lenda grega, de Orfeu e Eurídice,
recria o conhecido mito do herói da Trácia que se apaixona perdidamente pela
ninfa Eurídice e que com ela protagoniza uma das histórias de amor mais
trágicas da Antiguidade. Quando Eurídice morre, por causa de uma mordedura de
cobra, Orfeu vai buscá-la ao reino dos mortos, mas não consegue cumprir a
promessa de não a olhar. Então, perde-a para sempre.
A propósito deste
espectáculo, que narra a história de um amor trágico, Olga Roriz afirmou, "Todos
os dias há homens e mulheres que fazem sacrifícios pelo seu amor. Fazem coisas
que nunca imaginaram que fariam", e acrescenta, "Esta peça é um longo
lamento de Orfeu, que tenta tudo para salvar o seu amor, mas não consegue".
A Companhia Nacional de Bailado promoveu esta realização
no quadro dos trezentos anos do nascimento de Christoph Gluck, sendo esta sua obra
considerada um marco na chamada reforma da ópera séria, que veio pôr em causa
os excessos do drama, fundados em particular sobre o modelo napolitano tardio.
Refira-se por curiosidade
que a ópera foi estreada em Viena, em 1762, durante as festividades em honra do
imperador Frederico I e, numa segunda versão, em 1774, em Paris, a convite da
rainha Maria Antonieta, tendo sido considerada na altura uma obra
revolucionária e controversa.
Foi uma noite que casou de
uma forma perfeita a Solidariedade e a Cultura, duas realidades que tão mal tratadas
andam nesta nossa sociedade, cada vez mais preocupada com a competição
individualista e com os resultados financeiros da actividade humana.