terça-feira, novembro 07, 2017

Sob o Sol da Caparica recordámos a recente jornada pelo Mezzogiorno Italiano


                                     Aqui vou eu para a Costa
                                     Aqui vou eu cheio de pica
                                     De Lisboa vou fugir
                                     Vou pró Sol da Caparica

E é com este inspirado, e inspirador, verso da canção dos Despe e Siga, bem ajustado ao evento, que iniciamos o texto sobre o animado convívio, que teve lugar em casa da Manecas no passado dia 5 de Outubro, cujo objectivo foi reviver a nossa recente viagem pelo Mezzogiorno Italiano.
Numa breve síntese recordemos então os 11 dias desta jornada que nos levou, do caos da veneranda Nápoles e da imponência de Pompeia, adormecida sob as cinzas do Vesúvio, até à cosmopolita Ilha de Capri. Da paisagem de cortar a respiração da Costa Amalfitana, até aos Sassi de Matera e aos Trulli de Alberobello. Da sitiada Bari (por via do G7), até ao barroco exuberante de Lecce e às muralhas brancas de Ostuni. Das ruínas de Taormina e do Parque Arqueológico de Neápolis, até à extraordinária Villa Romana del Casale, com as suas beldades em biquíni. Do fascinante Vale dos Templos e da encantadora Erice no alto dos seus 750 metros, até à deslumbrante Catedral de Monreale e por fim no antigo feudo da Cosa Nostra, a tristemente célebre cidade de Palermo, palco dos últimos assassinatos da Mafia, em 1992 dos juízes Falcone e Borselino e em 1993 do padre Giuseppe Puglisi.
Sob o Sol Caparica, deliciámo-nos com as belas iguarias da região, confeccionadas pelas excelentes “chefas” do grupo (Marina & Guida). Elas foram, o Cannolli Siciliano, a Insalata Pomodoro com Mozarella, a Insalata Fusilli com Spinaci e Gamberetto, a Lasagna à la Siracusa, o Gelato Nannarella alla Romana, o Tiramisu Napolitano. Foi um mais nunca acabar de sabores do sul que deram um colorido (e um paladar) especial ao encontro.
Houve ainda tempo para a visualização de um filme sobre a viagem, realizado pelo Zé Carlos, e de um conjunto de fotografias do José Silva Carvalho.
Já o dia ia adiantado quando os presentes começaram a regressar à capital. No horizonte, de vermelho colorido, o Sol da Caparica afundava-se serenamente…