quarta-feira, abril 07, 2021

O Ano em que nasci – Parte II (1943 e 1945)

Prosseguimos com a publicação das colaborações dos atriunistas no âmbito da actividade O Ano em que nasci.
Continuando a seguir a ordem cronológica dos nascimentos dos intervenientes, dos anos mais antigos para os anos mais recentes, hoje apresentamos as participações da Guida Boavida (Ano de 1943) e do José Carlos (Ano de 1945).


Nasci a 1 de Maio de 1943 
 
Pode dizer-se que nasci no auge da guerra, ano em que ocorreram as seguintes acções bélicas:
- O primeiro ataque dos Estados unidos na Alemanha;
- A rendição de Hitler em Estalinegrado – primeira grande derrota da Alemanha;
- Os aliados vencem no Norte de África e desencadeiam a invasão de Itália;
- Os ingleses e indianos combatem os japoneses em Burma.

Os campos de extermínio de judeus estão em pleno e feroz morticínio. Nesse mês, por ex., foram incinerados em conjunto, os doentes judeus de hospitais inteiros juntamente com os seus médicos e enfermeiros judeus.

Em Portugal vive-se a ditadura e a economia prospera, sendo que 1943 foi o ano de maior crescimento (2.9%) em décadas.

Este superavit deveu-se essencialmente à situação de neutralidade que Salazar logrou conseguir, ora aproximando-se dos nazis ora dos aliados, o que lhe permitiu incrementar as exportações, nomeadamente de volfrâmio e de sardinhas (fonte de proteína para a as tropas)  para a Alemanha e Reino Unido e vendendo serviços a Diplomatas, espiões e refugiados.

Não obstante o saldo comercial positivo subsiste enorme miséria no país, falta de alimentos, subnutrição e analfabetismo. Neste ano aumentou muito o custo de vida e o Governo instituiu o racionamento dos produtos essenciais. Os cuidados de saúde disponíveis para todos são quase inexistentes, a mortalidade é elevadíssima, a esperança de vida é apenas de 35 a 45 anos, sendo que 15% das crianças morrem antes de um ano de vida.

Estes factos levaram a várias sublevações da população e a movimentos de agitação social, nomeadamente nas zonas industriais, com greves, com o suporte do PCP, e à consequente repressão pela GNR, PSP e PVDE.

No campo das artes sublinhe-se o incremento do cinema português, com produções que ainda hoje se recordam, como “O Amor de perdição” e “O Costa do Castelo”.

É também inaugurada em Lisboa a Feira Popular, para financiar férias de crianças carenciadas, passando mais tarde a financiar toda a ação social da Fundação de “O Século”.


Março de 2021
Guida Boavida



1945 - O ANO INTERNACIONAL

II GRANDE GUERRA

- O ano de 1945 inicia-se com a balança da IIGG a inclinar-se para o lado dos Aliados. Na Europa as tropas alemãs são obrigadas a recuar em todas as frentes. A Itália já se tinha rendido e as tropas inglesas e americanas, entravam em território alemão progredindo para Berlim.

Na frente oriental a Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética pelos alemães, tinha fracassado e o Exército Vermelho já tinha rechaçado a Wehrmacht e já entrara em território alemão e também se dirigia a Berlim. O fim do III Reich estava próximo.

- No dia 7 de maio de 1945, em Berlim, o que restava do exército alemão rendeu-se às tropas russas. Nesse dia assinava-se um primeiro documento de rendição.

 

- Em 8 de maio de 1945, o Alto Comando da Wehrmacht assina em Berlim a capitulação incondicional do Terceiro Reich ante as forças aliadas. Era o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, cinco anos e meio após seu início. Para trás ficavam mais de 60 milhões de mortos, no conflito mais sangrento e traumático da História da humanidade.


 
- A guerra na Ásia prosseguiu até setembro de 1945 e só teve fim quando as duas bombas atômicas foram lançadas sobre território japonês. Os japoneses tinham-se negado a render quando os Aliados emitiram a Declaração de Potsdam, e assim os Estados Unidos lançam duas bombas atômicas sobre o Japão. A primeira foi lançada sobre Hiroxima, no dia 6 de agosto, e a segunda, sobre Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945.

O número de mortos diretamente causadas pelos ataques estimam-se em 140 mil em Hiroxima e 135 mil em Nagasaki.

 

- O impacto da destruição causado pelas bombas forçou o imperador japonês, Hirohito, a render-se incondicionalmente aos americanos no dia 2 de setembro de 1945. A assinatura formal teve lugar no couraçado USS Missouri, estacionado na baía de Tóquio.

 

1945 - O ANO NACIONAL

- Em Portugal governava o 2º Governo do então denominado Estado Novo, que incluía entre outros as seguintes personagens: António Salazar – Presidente do Conselho de Ministros; Júlio Botelho Moniz – Ministro do Interior; João Pinto da Costa Leite (Lumbrales) – Ministro das Finanças; Santos Costa – Ministro da Guerra; Américo Tomás – Ministro da Marinha; Marcelo Caetano – Ministro das Colónias; Luís Supico Pinto – Ministro da Economia.

O Presidenta da República é o Marechal Carmona.

- Em 8 de Outubro é fundado o MUD – Movimento de Unidade Democrática, cuja apresentação pública é feita no Centro Republicano Cândido dos Reis. Dele fazem parte as mais importantes figuras da oposição de então, como Barbosa de Magalhães Acácio Gouveia, Azeredo Perdigão, Adelino da Palma Carlos, Bento de Jesus Caraça, Adão e Silva, Alves Redol, Maria Isabel Aboim Inglês e Maria Lamas.


 
- Em Novembro o MUD concorre às eleições legislativas, mas face aos atropelos e às dificuldades postas pelas autoridades, desiste de ir às urnas e apela à abstenção. O Movimento viria a ser ilegalizado no ano de 1946, sob o pretexto de ter fortes ligações ao PCP.

- O ambiente nacional dividia-se no apoio aos Aliados e às potências do Eixo. Do lado do apoio aos alemães, há situações bem claras e bem explícitas na imprensa. Cito como exemplo o jornal Diário de Lisboa, que na sua edição do dia 2 de Janeiro, incluía com grande destaque na sua capa, uma notícia com o título: “1045 será o ano decisivo da nossa história – Diz Hitler numa ordem do dia”, na qual se transcreve a mensagem que o Führer dirigiu ao seu exército, por ocasião do Novo Ano.

Em todas as edições eram incluídos os comunicados do Quartel-General do Führer”, com linguagem bem explícita, como este que transcrevo: “Formações terroristas anglo-americanas prosseguiram os seus ataques contra os territórios a oeste da Alemanha e lançaram bombas sobre cidades do norte e nordeste da Alemanha”.


 
- Por outro lado, com a derrota da Alemanha, sucederam-se grandes manifestações populares de regozijo, por todo o país, nas quais eram exibidas bandeiras Portuguesas e dos Aliados, à excepção da bandeira da União Soviética, que era simbolizada por paus sem qualquer bandeira (exibir a foice e martelo, nem pensar nisso…).

 

Algumas efemérides do ano de 1945:

- Inauguração do Aeroporto de Pedras Rubras em 3 de Dezembro, com um voo proveniente de Lisboa.

 

- Criação da TAP em 14 de Março por Ordem de Serviço de Humberto Delgado, então diretor-geral do Secretariado da Aeronáutica Civil, sendo comprados os primeiros aviões ainda nesse ano, dois DC-3 Dakota.

 

- O teatro Variedades exibia com “retumbante sucesso” a comédia “A Pobreza envergonhada” com Maria Matos, Erico Braga e toda a companhia.


Os jornais da época veiculavam nas suas colunas noticiosas situações pitorescas, que hoje nos fazem rir, e que refletem bem o modelo da informação daquela época. Eis algumas delas extraídas do DL:

- ROUBO DE 16 CONTOS – Os gatunos furtaram do estabelecimento do sr. José Mário Gregório da Silva, rua do Bemformoso. 312, onde entraram por arrombamento, a quantia de 16 contos.

- NOS ELÉCTRICOS – Quando seguiam em “eléctricos” os gatunos furtaram, respectivamente, aos srs. Luiz Torres Fernandes, a carteira com 4.700$00 e à Sr.ª D. Tina Tiago Pires, uma mala de mão com dinheiro e documentos.

- POR ESCALAMENTO – Os gatunos entraram pelo telhado, num estabelecimento de frutas e lacticínios da rua Ferreira Borges, 14, donde furtaram algumas garrafas com vinhos, queijos, latas de conserva, cervejas e algum dinheiro que encontraram.

- FURTO DE RELÓGIOS – A Polícia de Segurança prendeu Isabel Pereira da Silva, por ter furtado 35 relógios e outros artigos ao sr. Augusto de Oliveira.

- Algumas notícias do desporto

O Campeonato Nacional foi ganho pelo Benfica, ficando o Belenenses em segundo lugar e o Sporting em terceiro

Na final da Taça de Portugal o Sporting ganhou por um a zero ao Olhanense


- E para o fim, a efeméride mais importante deste ano, pois sem ela, nem esta simples crónica existiria… 

- No dia 3 de Janeiro, lá para as bandas de Queluz, nasce um pimpolho a que deram o nome de José Carlos…

 

Março de 2021

José Carlos