quinta-feira, fevereiro 13, 2025

No Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, apreciando as nossas Impressões Digitais

O Atrium foi no passado dia 7 de fevereiro até ao MNAC do Chiado apreciar a exposição Impressões Digitais. Coleção MNAC, que é constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 até à atualidade.

Guiados pela Dr.ª Hilda Frias tivemos a oportunidade de fazer um percurso através de 170 anos de história neste legado, tão identitário como as nossas impressões digitais, que integra obras da coleção, do retrato à paisagem, passando pela abstração e por várias outras linhas de experimentação artística, como pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, instalação e vídeo.

A exposição tem curadoria de Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga, e inclui também obras da colecção Millennium bcp e novas incorporações de artistas contemporâneos, algumas adquiridas, outras integradas no acervo do Museu do Chiado através de doações ou legados.

Citando a curadora e directora do Museu, Emília Ferreira, "A relação que se estabelece entre estes trabalhos, articulando linguagens e épocas, é assumida como um modo de criar interferências".

A chuva que nos esperava à saída, não foi suficiente para arrefecer o agrado pela visita, enriquecido pela simpatia e pelos conhecimentos da nossa guia.