terça-feira, maio 31, 2022

Visita guiada à Exposição "Territórios desconhecidos: a criatividade das Mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)"

Foi no sábado, dia 12 de fevereiro que o Atrium foi até ao Museu do Azulejo, para visitar esta exposição que se insere num projecto que visa investigar e dar a conhecer o contributo das mulheres artistas para o desenvolvimento da Arte Cerâmica desde o pós-guerra à actualidade.

A visita, que foi orientada pelo atual director do museu Dr. Alexandre Pais, constituiu uma interessante viagem que nos permitiu apreender o objectivo deste projecto, o de alterar a situação dominante, em que a obra desenvolvida por mulheres se encontra na sombra de mestres e companheiros masculinos que com elas colaboraram ou é, simplesmente, relegada para plano secundário.

Pudemos assim apreciar peças do Museu Nacional do Azulejo, bem como de outras colecções públicas e privadas, desde azulejos a peças tridimensionais, concebidas e/ou executadas por mulheres que se destacaram neste domínio no período considerado.

Na mostra estão presentes obras de Ânia Gabriel Abrantes, Bela Silva, Cândida Wiggan, Catarina e Rita Almada Negreiros, Clotilde Fava, Estrela Faria, Felipa Almeida, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Joana Vasconcelos, Maria Ana Vasco Costa, Maria Emília Araújo, Maria Keil, Rita João, Sónia Sapinho, Teresa Cortez e Vieira da Silva, entre outras artistas com trabalhos de azulejaria e cerâmica.

Refira-se por último que esta exposição se integra no desenvolvimento de um dos vectores relevantes da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Valorização da Mulher Artista, Igualdade de Género.