segunda-feira, junho 04, 2012

Com o CIDAC na descoberta do Comércio Justo

Na sexta-feira 11 de Maio fomos até à nova Loja do Comércio Justo, associada ao CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, e situada em Picoas, na Rua Tomás Ribeiro nº 3.
Na Loja pudemos encontrar e comprar produtos solidários com os pequenos produtores e produtoras de África, Ásia, América Latina e também da Europa, com especial enfoque em Portugal. Entre outros, estão presentes os produtos alimentares, os têxteis, a bijuteria, os brinquedos, a cestaria. Para além de oferecer produtos solidários, a Loja pretende ser um local de partilha, de formação e de troca de experiências, centradas em questões fundamentais tais como a justiça e injustiça económica, a economia social e solidária e a soberania alimentar, em articulação com o Centro de Recursos para o Desenvolvimento.
Tanto a Loja como o Centro de Recursos se situam na Rua Tomás Ribeiro, nº 3-9 (a Picoas).
Tivemos ainda oportunidade de participar numa sessão de sensibilização sobre o Comércio Justo (CJ), que constitui um movimento social e económico que, através de uma prática comercial alicerçada na justiça e no respeito e de um trabalho de sensibilização dos cidadãos e cidadãs, aspira a transformar os atuais modelos de relações económicas desiguais e a participar na construção de alternativas.