sexta-feira, abril 24, 2020

25 de Abril Sempre!


São 00h20m do dia 25 de Abril de 2020. Há exactamente 46 anos atrás, nas ondas da Rádio Renascença, o locutor Leite de Vasconcelos lê a primeira estrofe da “Grândola Vila Morena” e em seguida a voz do Zeca Afonso dá vida à emblemática canção.
Esta era a segunda senha, aquela que confirmava que as operações já estavam em marcha e que o golpe militar era irreversível. A primeira tinha sido transmitida, faltavam cinco minutos para as vinte e três horas, pelos Emissores Associados de Lisboa, através da canção “E depois do adeus”, interpretada pelo Paulo de Carvalho.
O resto foi o desencadear de uma sucessão de operações militares, cuidadosamente planeadas, que levaram à queda de um regime ditatorial, velho de mais de quatro décadas.
O momento esperado aparece cerca das 4h27m: “Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas”, era assim que começava o primeiro comunicado do MFA, lido por Joaquim Furtado, que trouxe a boa nova esperada por muitos, há longos anos: a ditadura estava prestes a ser derrotada em Portugal.
São estes três momentos que incluímos neste post, para assinalar aquela data marcante na história recente do nosso país.
Viva o 25 de Abril!