domingo, março 07, 2021

Resumo das actividades do Atrium no período de Dezembro 2020 a Fevereiro de 2021

Adaptando-se à nova realidade, que esperamos ver ultrapassada em breve, o Atrium prosseguiu com as suas actividades, dando mostras de uma resiliência cultivada e desenvolvida ao longo dos 38 anos da sua existência.
Aqui vai um resumo dos três últimos meses.
- No dia 1 de Dezembro realizou-se, através do já habitual Zoom, a actividade “A tua obra preferida”, que já tinha tido uma primeira edição em 12 de Dezembro de 2019 a/c (antes do corona…).
Foi uma tertúlia muito interessante, que teve as seguintes participações: (por ordem de apresentação): Albano Pereira, “Os Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes; António Marques, “Artistas que admiro e convivem comigo”; Celeste Carrasco, “Poemas de Eugénio de Andrade e Manuel da Fonseca”; Maria Viegas, “O Deus das pequenas coisas” de Arundhati Roy; José Maria Duarte, ”A Terra Prometida” de Barack Obama.


- No dia 1 de Janeiro, pelas 21 horas numa sessão de Zoom, participada por 16 atriunistas, demos as Boas Vindas ao Novo Ano num ambiente de convívio descontraído, fazendo votos de um 2021 com o regresso ao pleno das nossas vidas.

- Em 4 de Fevereiro, mais uma sessão de Zoom, desta vez para fazer o balanço do Pedipaper Virtual “À descoberta da Lisboa de Ricardo Reis, no ano da sua morte”. Esta actividade dinamizada pelo Zé Carlos, contou com 9 equipas concorrentes, mobilizando um total de 16 pessoas e constituiu, na opinião dos participantes, um êxito que deveria ser repetido no futuro tendo, por tema outros livros.

- No dia 7 de Fevereiro realiza-se a Reunião de Coordenação, recorrendo novamente ao Zoom, na qual se fez a avaliação da coordenação cessante, que esteve a cargo da Celeste Carrasco e do Jorge Neves, e se deu posse à nova equipa de coordenadoras, a Maria Viegas e a Marina.

Foi uma reunião muito participada, tendo-se reunido um conjunto alargado de propostas para futuras actividades.

- Para assinalar o Carnaval, este ano um Carnaval adaptado às circunstâncias que vivemos, no dia 16 de Fevereiro realizámos um encontro, através do já indispensável Zoom, que contou com diversas contribuições dos atriunistas. Essas contribuições foram como sempre bastante ricas e diversificadas. Com mascaradas e mascarados, mais ou menos a rigor, foram lidos versos, apresentadas dissertações sobre aspectos históricos das origens e das práticas carnavalescas e até houve um momento musical bem a propósito.




Para além destes destaques, no período em análise, prosseguiram com a regularidade estabelecida, as Caminhadas Persistentes no Jamor e os Passatempos Anti-Corona semanais para além de dois especiais, um sobre as Eleições Presidenciais e outro sobre o Fim de Ano.

Houve também duas interessantes iniciativas, que vão dar origem à edição de duas publicações, que oportunamente serão distribuídas, as “Receitas de Natal com História” e as “Histórias de Vida”.