terça-feira, maio 13, 2008

História na História

Há sempre um pretexto para o ATRIUM promover um encontro e partilhar conhecimentos.
Desta vez fomos até ao novo espaço da Ler Devagar, onde tivemos um ameno encontro entre um século de vida da Fábrica, quatro séculos desde Alcácer Quibir e nós com 1/4 de século de histórias.
A História
- Uma Fábrica que conheceu vários nomes comemora este ano um século de vida. Foi Fábrica de Projectos de Artilharia, Fábrica Militar de Munições, Armas e Veículos, Fábrica Militar Braço de Prata, ou simplesmente Fábrica Braço de Prata. Durante mais de 90 anos, fabricou espingardas, morteiros, metralhadoras e outros equipamentos militares. Dependente do Arsenal do exército.

Na década de 80 foi desactivada. Nos anos 90 passou a ser propriedade da sociedade de construção civil Obriverca.

- Duas livrarias: Eterno Retorno, criada em 2001 e Ler Devagar, criada em 1999 . Depois de despejadas do Bairro Alto, fecham as suas portas em 2005. Juntam-se inicialmente na Galeria Zé dos Bois em 2006 e, posteriormente, na Rua da Rosa, em 2007. Cansadas de espaços tão pequenos, propõem um contrato de comodato à Obriverca, para se poderem instalar na Fábrica Braço de Prata. Inauguram esta nova livraria comum em Junho de 2007. Desta parceria nasceu um lugar de pensamento e de artes.

Aqui ficam alguns registos da nossa história.