quarta-feira, março 17, 2021

As nossas Fotos com História - Parte IV

Prosseguimos a publicação das colaborações da iniciativa Fotos com História, e nesta IV Parte poderão apreciar os trabalhos da Fátima Neves, da Hirondina do José Maria e do José Manuel Boavida.  



Caros amigos e companheiros de muitas aventuras, estive a pensar o que iria mostrar sobre uma foto com história.

O mais natural seria uma foto familiar. Marco importante da nossa vida, quer profissional ou pessoal. Também pensei em viagens, tenho fotos de viagens que me marcaram muito, mas não é só uma foto, são muitas fotos. Então pensei melhor e achei que esta foto que vos mostro tem um cariz especial e social.

Vim morar para Carnaxide em janeiro de 1974. Como quase toda a gente da minha idade vínhamos para a periferia de Lisboa, onde a habitação era mais acessível. A casa era o nosso “dormitório “e pouco mais.  O tempo era passado quase todo a trabalhar em Lisboa, saía de manhã e chegava quase à hora de jantar.

Isto para dizer que mal conhecia os vizinhos, quando me cruzava com alguém nas escadas ainda dava a saudação, mas na Praceta não conhecia ninguém.

Agora a história da foto. Na Praceta existia uma nascente. A urbanização tinha-a deixado a céu aberto. Esta nascente, dava mau estar a quem morava ali. Vinham de todo o lado lavar os carros, até camionetas como se vê na foto. A nascente situava-se junto ao candeeiro. O lamaçal, o cheiro a petróleo e a porcaria que ficava no chão irritou-nos durante vários anos.

Não se podia fechar a nascente, porque era uma nascente e porque nos era útil quando faltava a água na zona. Enviamos pedidos à CMO para resolução do problema e nenhuma resposta obtivemos.  Chamámos a RTP que fez uma reportagem da situação, também não ajudou!

Inconformados com a não resolução do assunto, resolveram alguns moradores meter mão à obra. Um dia, eu e uma vizinha de outro prédio pegámos num bloco e num lápis e fomos bater às portas dos moradores, dar conhecimento do que se iria fazer. Uns mais recetivos que outros, fomos informando o que se pretendia fazer - uma fonte no centro da praceta e canteiros. Nesse momento, ficávamos a saber qual a contribuição que a pessoa podia dar, quer monetária ou com trabalho, na ajuda da construção da obra.

Durante vários sábados e domingos, a praceta esteve em construção. Os vizinhos conheceram-se e houve uma grande adesão e o projeto concretizou-se.

Passados uns anos a CMO fez obras e pôs a praceta bonitinha....

Já não moro lá há cerca de 15 anos, mas gosto de por lá passar. Fiquei contente por ter contribuído para esta história com um final feliz.

Fevereiro de 2021

Fátima Neves




Caros amigos

Esta escolha das fotos com "história" são uma caricatura das nossas andanças e das pequenas estórias que nos fazem um grupo peculiar.

Refletem o espírito de amizade, de viajar, de convívio e de esperança. Estamos sempre à procura de alguma coisa que nos faça viver a vida dando sentido e alento às nossas preocupações e aos nossos anseios.

Quando viajamos procuramos em conhecer melhor o mundo e as suas vidas, pessoas e lugares. Sejam coisas simples ou complexas, sejam paisagens, pessoas ou patrimónios. Sentimo-nos mais informados e enriquecemos o nosso conhecimento.

Quando convivemos sentimos aconchego, solidariedade e amizade. Damos força à nossa vida e sentimo-nos bem nas andanças da vida.

Este período de confinamento, algo de estranho e de "anormal", foi passado com um grande espírito de partilha e animação entre nós.

Deu alento e carinho. 

Fevereiro de 2021

Hirondina e José Maria




A foto que selecionei, com 23 anos, para além da recordação da família mais próxima, faz-me lembrar a nossa situação actual, com a pandemia a condicionar toda a nossa vida e as expectativas e o quadro de vida que vamos deixar para os nossos filhos.

Fevereiro de 2021

Proença Boavida