quarta-feira, fevereiro 27, 2013

O Atrium pelo Corredor Verde de Monsanto

Vencendo os receios de uma manhã chuvosa, no passado dia 10 de Fevereiro, o Atrium aventurou-se numa caminhada pelo Corredor Verde de Monsanto, que se iniciou no alto do Parque Eduardo VII e que teve o seu final junto ao Moinho das 3 Cruzes, no Parque do Calhau.
Os mais de 30 caminhantes tiveram oportunidade de apreciar esta realização que enriqueceu a cidade de Lisboa, e que constitui uma verdadeira estrutura ecológica, que inclui duas novas pontes ciclopedonais, jardins, um parque hortícola, dois miradouros, quiosques com esplanadas, parque juvenil, parque de skate e dois parques de manutenção física.
É justo recordar o grande obreiro deste projecto, o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, que o idealizou há mais de 35 anos, e que o tem defendido desde então, contra tudo e contra todos. O percurso até Monsanto é de cerca de 3 km e ocupa uma área total de 51 hectares.
Pudemos apreciar novas perspectivas sobre a cidade de Lisboa, desconhecidas para alguns dos caminhantes, e recordar alguns acontecimentos históricos ligados aos locais que percorremos, nomeadamente o 25 de Abril de 74 e o quartel de Caçadores 5, a revolução do 5 de Outubro e a zona envolvente à Rotunda ou as revoltas monárquicas que tiveram lugar na Cruz das Oliveiras, em Monsanto.
Esta saudável e proveitosa caminhada, foi concluída com um animado almoço no David da Buraca, que serviu para retemperar as forças e para uns agradáveis momentos de convívio.