quinta-feira, setembro 26, 2019

Na JF de Carnide aprendemos que a Rota de Magalhães é portuguesa, é espanhola, é do mundo!


No passado dia 1 de julho, às 18h30, numa das salas da Junta de freguesia de Carnide, fomos conduzidos pelo Prof. José Manuel Garcia, na extraordinária aventura de um português, tido como o primeiro homem que deu a volta ao mundo, sendo uma figura-chave na história dos Descobrimentos e na história universal. O seu nome, Fernão de Magalhães.
O Prof. José Manuel Garcia, cuja obra já publicada é uma referência indispensável ao entendimento de uma das épocas mais fascinantes e ricas de sempre, enriqueceu sobremaneira esta nossa actividade.
A viagem de circum-navegação iniciada em 1519 ao serviço de Espanha por Fernão de Magalhães e concluída por Sebastián Elcano em 1522, tornou-se no símbolo da globalização, pois conseguiu provar a dimensão do mundo e a sua forma esférica.
No dizer de José Manuel Garcia, "Conseguiu dar essa volta, e a partir daí as pessoas tiveram a noção de como era o globo na realidade. Anteriormente existia apenas em cálculos teóricos e não na prática. Graças a Fernão de Magalhães, e pela prática, soube-se como era o mundo"… "É a primeira viagem em que se atravessam todos os oceanos e se conhecem todos os continentes, exceto a Austrália, que ainda não era conhecida [dos europeus], só mais tarde".
Neste ano, quando se comemoram os 500 anos sobre o começo desta primeira volta ao mundo, foi o momento oportuno para esta iniciativa levada a cabo pelo Atrium.